Fotorama Central

Fotorama Central é uma plataforma que visa a formação e ao aprimoramento de conhecimentos dentro do vasto campo da imagem. Pensamos num circuito ligado às investigações de seu teor iconográfico e plástico em seus diferentes campos – como pintura, fotografia, artes visuais e cinema -, além de suas técnicas e usos no dia a dia.

Todos lidamos com imagens diariamente. Nos apropriamos e reapropriamos de seus significados e sentidos para nos comunicarmos. Apesar delas fazerem parte do nosso cotidiano, o ritmo apressado e dinâmico imposto pelo seu constante uso nos permite uma reflexão mais superficial sobre suas técnicas e suas origens.

Manuseá-las se tornou simples demais. Nos tornamos capazes de recriar uma atmosfera similar trazida em uma imagem numa fotografia, pintura ou mesmo um vídeo, sem necessitar de uma bagagem pesada de equipamentos.

Diante disso, cabe uma pergunta: o que nos importa a respeito do aprendizado sobre a criação e a produção dessas imagens? O exercício e a prática constante, assimilados por meio do propósito do ensinamento, tornam-se fundamentais para o processo de aprendizado. De um lado o empenho, dotado de regularidade e frequência, e, por outro, a finalidade do ensinamento vão compor o quadro fundante da nossa proposta de ensino.

Ao exercitar essas habilidades em nossas práticas, nos tornamos capazes de desenvolver imagens esteticamente atraentes. Ou seja, nossa atenção não está em termos que compreendem o nível de dificuldade (fácil ou difícil) ou ainda presas a noções como dom ou talento, mas se repousa no percurso individual – diante da bagagem e repertório pessoal -, somado a um significativo empenho e a um método eficaz de aprendizagem, que busca acolher particularidades individuais.

Neste sentido, procuraremos fornecer subsídios e ferramentas para aprimorarmos, por meio da prática constante, os conhecimentos sobre os fundamentos da imagem e seu conhecimento técnico. Este é um dos propósitos do Fotorama Central.

Elaboramos um conjunto de conteúdos – como textos e artigos, áudios de Podcasts, vídeos  tutoriais – que está disponível em nossa plataforma com o intuito de organizar pensamentos e reflexões consistentes sobre a imagem. Esse conhecimento parte desde de o uso bastante prático de acessórios e equipamentos e, em outra direção, se estende ainda para pensamentos sobre o campo das visualidades e seus usos, noções cognitivas, entre outras temáticas.

Esse conteúdo surgiu de uma necessidade prática. Percebemos que não era tão simples e acessível encontrar um vasto conteúdo sobre o campo da imagem acumulado em um mesmo local que desse conta de demandas práticas e, simultaneamente, conceituais sobre a produção e criação de imagens.

Neste sentido, optamos por organizar um conteúdo de acesso a todos, desde aqueles com uma ampla bagagem prévia de conhecimento até aqueles interessados em iniciar os primeiros passos no campo encantador das visualidades. Transmitir e compartilhar o conhecimento acumulado nos últimos anos de prática e estudo como uma forma natural e orgânica de aprender e trocar por meio das explicações e discussão dos mais diversos assuntos a serem tratados.

É importante deixar claro que sabemos das nossas limitações, seja no conhecimento artístico e mesmo nas técnicas e métodos de aprendizagem, mas a vontade de disponibilizar o conhecimento a todos foi simplesmente muito maior do que qualquer uma de nossas limitações.

Procuramos oferecer um percurso claro e conciso diante dos temas tratados. Você encontrará materiais que focam nos fundamentos e práticas importantes a serem assimilados, além de um material complementar composto por podcasts, textos e vídeos,  que buscam ampliar também o repertório de pesquisa sobre tais temas desenvolvidos.

Sentimos o campo da imagem como uma oportunidade de olhar para si mesmo e buscar perspectivas capazes de transmitir um desejo em se comunicar com o mundo ao nosso redor de maneira efetiva e profunda. Criar imagens é um gesto generoso que tem como base a experiência da vida, transmitida em uma forma além das palavras. Passamos a revisitar nossos pequenos mundos, revelar e adotar novas visões sobre experiências já conhecidas. Sendo assim, a troca e a reflexão torna-se fundamental.

A proposta do Fotorama Central é reunir um conjunto de entusiastas ligados à produção e criação de imagens em diferentes âmbitos – como fotografia, cinematografia, artes plásticas e visuais – e convidá-los à reflexão sobre seus processos em uma troca constante que envolve naturalmente o processo de aprendizagem.

Além disso, pensamos em um material de formação para interessados em iniciar da estaca zero o seu aprendizado sobre o campo da imagem. Neste sentido, vocês também encontrarão materiais que fornecerão recursos para aprimorar o conhecimento  gradualmente, experimentando e testando as orientações fornecidas nos conteúdos didáticos. 

Essa jornada do aprendizado sintetizada na plataforma Fotorama Central é um percurso de anos de experiência em dois campos simultâneos: de um lado, o trabalho do artista e realizador e, de outro, de vasculhar métodos empíricos para solucionar questões de aprendizado que emergiram ao longo dos anos como professor. Ou seja, para lidar com a imagem, aprender e trabalhar com suas particularidades, é importante notarmos dois caminhos simultâneos: de um lado, o conhecimento técnico e a expertise necessária e, de outro, uma investigação cognitiva de seus usos e aplicações.

Estes caminhos podem ser vistos separadamente em uma visão didática, mas na prática, elas têm um desenvolvimento concomitante. É uma espécie de caldeirão que reúne temperos e sabores, com pitadas de esforço, prática constante, persistência, foco, entrega, dedicação e, acima de tudo, muito amor ao que fazemos. Aos poucos vemos a mágica acontecer: todo seu conhecimento técnico passa estar a serviço do que você tem a dizer. As emoções se acomodam junto ao domínio técnico e temos o encontro dessas duas forças em sua própria história pessoal. 

É da força desse encontro, e do prazer que surge dele, que temos o Fotorama Central. 

One comment
  1. Twicsy

    I think this is among the most important information for
    me. And i am glad reading your article. But should remark on few
    general things, The site style is perfect, the articles is really
    excellent : D. Good job, cheers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *